Aos pouco mudam se as imagens, o
retrato que comprova que o passado foi grandioso na vida de tantos
que por trás dessas paredes que ajudaram a construir os aliceces
desta nossa cidade, centenas de operários trabalhavam orgulhosos,
pois era o melhor emprego que um trabalhador poderia ter em uma
pequena cidade do interior.
Além Paraíba nos seus tempos de
glórias tinha orgulho de ser uma cidade que hospedava uma das
maiores oficinas da estrada de ferro Leopoldina.
Lembro-me do meu tempo de criança meu
pai era um dos operários desta ferrovia assim como alguns de meus
tios e na queles tempos todos ou quase todos os que trabalhavam nas
oficinas faziam suas compras no armazém da rede, pelome nos era
assim que era estipulado na época Armazém da Rede.
Trabalhar nas oficinas da Leopoldina
era algo que todos desejavam e graças a estas oficinas a cidade e
beneficiada, pois graças aos salários dos que se aposentaram neste
trabalho o comércio sobrevive e a cidade se mantêm.
Hoje muito pouco podemos ver das marcas
que esta linda história deixou, pois o que sobrou foi um grande
espaço vazio, abandonado e caindo os pedaços de seus telhados,
porém sua fachada apesar dos longos anos do mais completo abandono
permanece firme e sólida.
Permanência, pois aos pouco as
mudanças estão acontecendo, mudanças estas que estão apagando os
vestígios de uma rica história de tantos anos de glória.
Todo o patrimônio interno das oficinas
desapareceram e não se sabe pra onde foram todas as quelas máquinas,
ferramentas, bancadas e tudo mais, olha que não era pouca coisa e
tudo sumiu.
Depois da instição das oficinas e do
desaparecimento de todo o patrimônio existente por trás das paredes
e abaixo dos telhados das oficinas, surgiu os verdadeiros donos de
todo o espaço onde foram erguidas as oficinas e esse dono de todo o
espaço era a Igreja.
Toda a área pertencia a igreja que com
o fim da rede entrou na justiça requisitando de volta todo o
patrimônio e o conseguiu só que com isto, após isto, a igreja
loteou em partes este patrimônio que aos pouco está sendo
modificado e com isto as marcas de tão bela história estão sendo
apagadas pra sempre.
Esta e uma outra ponta podemos dizer o
inicio ou o final das oficinas
Muito pouco, diria que a metade de todo o espaço já está ocupada por empresas que arrendaram da igreja por longos anos o espaço a que estão funcionado hoje e pelo andar da carruajem o restante que sobrou logo, logo será modificado encerrando por completo as lembranças únicas que restavam de um tempo que foi só de orgulho pra todos da quelas épocas onde ser um funcionário de rede ferroviária era um lucho.
Esta e ma das pontas podemos dizer o inicio ou o final das oficinas
Jorge Soares
historia,leopoldina,ferrovia,trabalho,aposentados,ganhos,salários,mudanças,orgulho
Muito pouco, diria que a metade de todo o espaço já está ocupada por empresas que arrendaram da igreja por longos anos o espaço a que estão funcionado hoje e pelo andar da carruajem o restante que sobrou logo, logo será modificado encerrando por completo as lembranças únicas que restavam de um tempo que foi só de orgulho pra todos da quelas épocas onde ser um funcionário de rede ferroviária era um lucho.
Esta e ma das pontas podemos dizer o inicio ou o final das oficinas
historia,leopoldina,ferrovia,trabalho,aposentados,ganhos,salários,mudanças,orgulho
Nenhum comentário:
Postar um comentário