domingo, 22 de setembro de 2013

O lamento de uma Maria fumaça perto de seu fim.



Já fui importante a uns bons anos lá atrás e tive meu tempo de gloria, fui admirada, fui útil e valorizada, hoje estou esquecida, abandonada, perdi minha importância e ate mesmo o respeito pela minha idade, minha historia.

Caminhei por milhares de metros de trilhos anos e mais anos conduzindo com minha força , minha utilidade, pessoas e cargas, bons tempos, hoje aqui estou esquecida dentro de uma das paginas de um livro onde centenas de pessoas ajudaram a escrever a historias.
Bons tempos volto a dizer, um tempo de prosperidade onde muitas famílias eram sustentadas com o trabalho que se realizava nestes espaços a baixo destes telhados que hoje esta prestes a desabar sobre mim.

Uma linda historia de cumplicidades, homem, maquina e trabalho, prosperidade, progresso, sim progresso o mesmo que virou outras paginas de muitas outras historias, esta virando esta minha pagina.
Somente eu e o que restou desta grandiosa historia, todas outras paginas foram esquecidas apagadas, foram destruídas e esta a que estou ligada não tardara a desaparecer pondo fim de uma bela historia.

Ainda estou bela e merecia um destino digno de minha historia de vida, porem não tenho esperanças de que isto possa acontecer e só olhar pros lados a onde me encontro que todos verão que o abandono e total.
Minha historia não interessa mais o que representei no passado já não tem nenhuma importância no presente e nem mereço ser preservada como símbolo de uma linda historia do passado, uma historia que naqueles tempos troce a prosperidade pra esta cidade Alem Paraíba e ate hoje esta cidade colhe dos frutos deste meu tempo, grassas ao trabalho dos operários da que lês tempos a cidade se mam tem, graças aos que se aposentaram trabalhando abaixo destes telhados, fazendo parte desta minha historia.


Merecia, mereço um final feliz esta cidade me deve, deve a historia a que faço parte a que ajudei a construir a velha Oficinas da Leopoldina agora sou eu, eu sou o que restou de tudo e merecia estar sempre presente na historia desta cidade, merecia estar preservada, exposta em uma praça, abaixo de um telhado, protegida contra a ação do tempo que como o homem não da importância as historias.

Esta cidade deve isto a nossa historia, a historia dessas oficinas agora representada por mim que estou prestes a me transformarem em um amontoado de ferro velho.
Minha historia não merece este triste fim.

Jorge Soares

Maria fumaça,historia,esquecida,pelo tempo,trem,carga,transporte,destino,progresso




Nenhum comentário:

Postar um comentário