Muito pouco sobrou do que era motivo de orgulho para os Alem paraibanos, estou me referindo a oficina da Leopoldina nela trabalharam a maioria dos Alem paraibanos da que lês bons tempos.
Esta maquina representa o que restou
deste tempo
----- Motivo de orgulho que tinha
justificativas era o melhor emprego da região, os funcionários tinham orgulho
de dizer sou um ferroviário.
----------- O comercio na sua maioria era sustentado pelos salários dos ferroviários que eram os melhores salários da que lês tempos. ---- Todo inicio de mês os comerciantes se alegravam, apesar de que a maioria fazia suas compras no armazém da própria Leopoldina mesmo assim uma boa parte destes salários eram gastos nos comércios da cidade, bons tempos. ------- hoje uma boa parte destes salários ainda são gastos dentro da cidade, ainda vivem na cidade muitos aposentados que movimentam uma boa soma desses valores frutos de suas aposentadorias.
----------- O comercio na sua maioria era sustentado pelos salários dos ferroviários que eram os melhores salários da que lês tempos. ---- Todo inicio de mês os comerciantes se alegravam, apesar de que a maioria fazia suas compras no armazém da própria Leopoldina mesmo assim uma boa parte destes salários eram gastos nos comércios da cidade, bons tempos. ------- hoje uma boa parte destes salários ainda são gastos dentro da cidade, ainda vivem na cidade muitos aposentados que movimentam uma boa soma desses valores frutos de suas aposentadorias.
Esta imagem mostra como esta hoje a que foi
motivo de orgulho pro Município de Alem Paraíba.
------ Muito pouco restou depois da privatização que foi o começo do fim de toda uma historia de glorias e orgulho pros Além-paraibanos. Depois da privatização começou a decadência e aos pouco tudo foi sendo removido.
--- Me lembro do trem noturno que passava pela
cidade com destino ao Rio de Janeiro cheguei a viajar em um deles, eram
chamados de Maria fumaça na que lês tempos havia poucas maquinas a diesel as
velhas maquinas a vapor ainda eram a maioria.
Época de grande fartura e de um grande movimento de funcionários, trabalhadores orgulhosos de seus empregos mais como sempre a ma política corroem tudo a cada governo um pouco do passado e condenado a desaparecer a se tornar realmente passado.
Época de grande fartura e de um grande movimento de funcionários, trabalhadores orgulhosos de seus empregos mais como sempre a ma política corroem tudo a cada governo um pouco do passado e condenado a desaparecer a se tornar realmente passado.
As boas lembranças
dos bons tempos dos longos anos onde esta mesma oficina empregava e sustentava
a maioria dos Alem Paraibanos aos pouco vai se extinguindo, pois suas raízes
aos pouco estão sendo podadas uma parte de seu corpo já foi retirada pra dar
lugar a modernidade e com isto se foi um pedaço da bela historia.
----- Vagas já são as lembranças das comemorações do dia primeiro de Maio dia dos trabalhadores quando os portões da oficina eram abertos ao púbico na realização de uma missa em ações de graças ao dia do trabalhador.
------ Nesta época todos tinham a oportunidade de conhecer cada setor da que lê imenso patrimônio púbico. --- Um dos setores que mais chamava a atenção do povo era o da cerraria influenciado pela quantidade de toras de varias espaceis de madeiras que ficavam acumuladas dos dois lados dos trilhos do lado de fora da oficina aguardando para serem cerradas. -- Suas madeiras eram usadas na construção dos carros de passageiros e para fazerem dormentes, peças brutas que serviam pra prenderem os trilhos.
----- Era uma oficina completa tinha todos os serviços que eram precisos tais como cerraria, carpintaria, caldearia, fundição,tornearia, mecânica de maquinas, parte elétrica e mais.
----- Vagas já são as lembranças das comemorações do dia primeiro de Maio dia dos trabalhadores quando os portões da oficina eram abertos ao púbico na realização de uma missa em ações de graças ao dia do trabalhador.
------ Nesta época todos tinham a oportunidade de conhecer cada setor da que lê imenso patrimônio púbico. --- Um dos setores que mais chamava a atenção do povo era o da cerraria influenciado pela quantidade de toras de varias espaceis de madeiras que ficavam acumuladas dos dois lados dos trilhos do lado de fora da oficina aguardando para serem cerradas. -- Suas madeiras eram usadas na construção dos carros de passageiros e para fazerem dormentes, peças brutas que serviam pra prenderem os trilhos.
----- Era uma oficina completa tinha todos os serviços que eram precisos tais como cerraria, carpintaria, caldearia, fundição,tornearia, mecânica de maquinas, parte elétrica e mais.
O que restou
da fundição.
----- A pouco tempo tive acesso as instalações da velha oficina e doeu em ver o que meus olhos presenciaram que foram nada um completo espaço vazio salvo algumas peças que ainda não tinham sido levadas, todo o patrimônio fora depredado tudo, tudo em todos os setores a começar pela carpintaria onde só existiam maquinas pesadas de todos os tipos desde cerras a tornos, bancadas, ferramentas tudo,tudo desapareceu isto em todos os outros setores.
Todo este espaço eram ocupados por
maquinas, onde será que estarão estas maquinas
Um imenso
espaço vazio que antes eram ocupados por maquinas e muitos operários hoje esta
assim ,tudo que tinha de valor foi carregado
E assim
que esta aos poucos se acabando todo este imenso espaço que abrigou e sustentou
tantos trabalhadores, quando o homem não cuida o tempo destrói.
---- E desta forma que terminam todas as historias de todas as empresas publicas que são desativadas, termina depredadas sem que algum dos responsáveis seja punido, digo responsáveis diretos a que lês que assinaram como responsáveis pelo ato de por fim a algo que não lhes pertencem.
----- Muito pouco restou da grandiosa oficina da Leopoldina a não ser algumas lembranças na memória dos poucos trabalhadores que ainda vivem e com o pouco que ainda resta e que logo, logo deixara de existi.
O que restou de algumas maquinas e vagões que ainda não foram levados
Toda historia se
reduz a nada, pois nossos políticos sempre dão um jeito de por um fim a uma
bala historia, foi assim com a oficina da Leopoldina de Alem Paraíba e tantos
outros patrimônios que através dos tempos cada governo se encarregou de dar um
fim. – O pior nem prestam contas e sou capas de afirmar não sabem pra onde foi
todo o conteúdo de cada um desses bens públicos.
---- Assim esta terminando uma historia que poderia estar ainda viva
produzindo empregos e ajudando no desenvolvimento da região, o governo
responsável pelo fim desta historia, ( Fernando Henrique Cardoso ) com o aval
de todos os seus sucessores que nada fizeram pra mudar o enredo desta historia.
------ Soares Silva ------

Toda
historia se reduziu a esta única maquina que ainda não foi levada, ainda não
teve o mesmo destino de tudo que tinha dentro dessas oficinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário